Proteção UV para seus olhos
Embora a gente ame o Sol, sabemos que sua radiação pode ser perigosa. A radiação ultravioleta pode causar danos permanentes aos nossos olhos. Não é somente a pele sensível ao redor dos olhos que pode se queimar com o Sol, a radiação UV também pode causar catarata e danos à retina (degeneração macular). É necessário usar óculos de Sol no verão. Como reconhecer se os óculos de Sol oferecem proteção UV suficiente?
A proteção antirreflexo não equivale à proteção UV !
Há uma crença comum de que quanto mais escuras as lentes, melhor a proteção UV que elas oferecem. No entanto, isso não está certo, porque eles serem mais escuros, apenas aumentam a proteção contra claridade. Isso é igualmente importante, porque geralmente usamos óculos solares para suavizar a luz do Sol, entretanto, isso não garante que os olhos estejam devidamente protegidos contra a luz UV.
Pior ainda, um óculos solar muito escuro sem filtro UV pode ser ainda mais prejudicial. Com a coloração escura, a contração natural da pupila não ocorre com a incidência da luz e a radiação UV pode penetrar com ainda mais intensidade.
Somente óculos de Sol com a marcação CE oferecem a proteção adequada.
Óculos de Sol com a marcação CE atendem as orientações e requisitos fundamentais de segurança da União Europeia. O símbolo CE costuma ser colocado dentro da haste e assegura que uma parte significativa da luz UV (radiação UV até 380 nanômetros) seja filtrada. Os óculos de Sol da Rodenstock filtram toda radiação UV até 400 nanômetros*, oferecendo assim, 100% de proteção UV (também chamada de proteção UV 400).
* This value depends on the selected product. Also consult a Rodenstock partner optician for advice on UV protection.
Proteção UV também nas laterais
Como a radiação UV se espalha muito e também é refletida em superfícies como as ruas e a água, um bom óculos solar também deverá oferecer proteção lateral. É importante considerar o tamanho das lentes e o design da armação.